segunda-feira, 24 de maio de 2010

Quem nunca sofreu por amor, atire a primeira pedra

Hoje aconteceu uma coisa estranha, um dos meus alunos chegou cedo e pediu para que eu conversasse com ele e eu, prontamente coloquei-me à disposição.
Ele me pediu conselhos porque a namoradinha dele havia terminado e ele estava triste que não conseguia mais agüentar aquela dor.
Ele tem apenas 16 anos, 8 anos mais novo que eu, mas ele confiou em mim para o ajudá-lo.
Conversei, falei as palavras que achava certo falar, mas eu o compreendi tanto.
Tipo, na nossa época algumas pessoas mais velhas não davam muito valor ao nosso sofrer, “ah você é nova, vai passar”, “tão nova e sofrendo por amor?”. Diga quem quiser o contrário, mas nossa adolescência é a idade mais pura de amar alguém, como amor, é onde descobrimos muitas coisas, quando todos os sentimentos entram em conflito.
Quando crianças amamos com pureza, não temos maldade no coração e nosso amor ainda não é algo de “amor amante”.
Quando adultos, procuramos amar de forma mais madura, mais racional.
Mas, quando adolescentes, amamos loucamente, com todas as forças, nos apaixonamos. Creio que seja a fase do primeiro amor.
De verdade, espero ter o ajudado com as palavras que disse, com o abraço que dei. Mas assim, como eu, você sabe que, nesse tipo de coisa, podemos falar mil coisas à pessoa, mas dificilmente será o que ela quer ouvir.

4 comentários:

  1. é uma pena que se passe por isso, mas é natural e necessário. Eu passei muito tempo para me recuperar, mas valeu. Hoje, posso dizer que sou feliz, sim.
    É preciso ter tristeza para procurar a felicidade!
    Beijos, mana.

    ResponderExcluir
  2. As vezes professor tem que dar uma de pai/mãe mesmo...ossos do ofício

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que amor de verdade é assim: tem que ser de cabeça. Não dá para amar com pé atrás e a gente tem mesmo de passar por isso para aprender a dar valor para as pessoas que nos correspondem quando isso finalmente nos ocorre.

    Graças à Deus eu já achei a minha Bonitona. Tenho apretenção de envelhecer ao seu lado. Mas sei bom como é que é esse amor adolescente: até hoje sou assim.

    ResponderExcluir
  4. Quando se é mas novo se amara de verdade, fantasia futuro e outras coisas
    muitas pessoas amam pessoa que nem sempre ama tanto de volta
    hoje vc esta bem amanado.. amanha nao pod estar mas e na adolescencia nem todos estão preparados para o pior, os adultos ja tem suas saidas suas valvulas de escape

    Mas é preciso passar por tudo isos mesmo sofrer é aprender com seus próprio erros quem sabe com a prox. ele tome mas cuidade e nao cair de cabeça.

    Também sei como é que é esse amor adolescente: Até hoje sou assim. [2] hunft.

    ResponderExcluir