segunda-feira, 17 de maio de 2010

Lendas de Segunda


Ontem estava eu vasculhando meus livros a procura de um livro de UML, porém me deparei com outro que fez cessar minhas buscas.
Encontrei um livro de lendas: “Lendas em Nheegatu e Portuguez”, de autoria de Antonio Brandão Amorim. Reproduzida pela Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, em 1926, Rio de Janeiro, foi escolhida para compor o volume 6 da coleção “Hiléia Amazônica”, publicado em 1987 em Manaus pelo Fundo Editorial – ACA. E é este volume que possuo.
Não sei como este livro veio parar em minha família, mas eu já o li quando criança, aos meus 7 ou 8 anos de idade. Quando o li eu me lembro ter ficado impressionada com o “portuguez” em que foi escrito, porém maravilhada com as histórias que continham nele.
Sendo assim, tive a idéia de postar todas as segundas-feiras as lendas que constam no livro, serão publicadas na categoria “Lendas de Segunda”.
Como o livro está publicado em “portuguez” irei escanear o original e adaptar para o nosso português atual.
Não sei se terá o mesmo impacto de leitura quanto teve há mais ou menos 16 anos atrás, mas espero que vocês gostem.

Biografia de Antonio Brandão de Amorim, por Jorge Tufic.

Um comentário:

  1. Jura que vc tem este livro? Meu TCC da pós é sobre Nheengatu. E acho que este livro me seria de enoooooorme ajuda. Ele só tem lendas ou tem tópicos gramaticais também?

    Grata.

    Vanessa

    ResponderExcluir