segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Configuração Rápida do Ambiente de Trabalho no Windows: Python com Framework Django.

Estes dias estou sem computador e ter que ficar configurando um computador sempre que eu pego emprestado, torna-se um trabalho meio árduo, e até mesmo, demorado.


 


Pesquisando no Oráculo, encontrei algumas ferramentas que estão me auxiliando bastante, por não ser uma profunda conhecedora do assunto, não sei se as ferramentas que apresentarei aqui são as melhores, porém, posso afirmar que elas estão suprindo minhas necessidades.


 



Ferramentas Necessárias.


 


No notebook que estou utilizando, tenho a IDE Eclipse e o Java 1.5, como apresentei no post anterior há varias outras IDEs, cada uma deve ser utilizada de acordo com a necessidade do desenvolvedor ou Desenvolvedora (deixo enfatizar legal né??). Mas deixa-me aproveitar o que já tenho aqui, porque o ideal, para mim no momento, é criar um ambiente para que eu possa trabalhar. Quando eu comprar meu PC prometo fazer um post de instalação de Python explicando passo a passo.


 


Os executáveis necessários para a configuração são:


 




  • Eclipse (A partir da versão 3.0);

  • Java (A partir da versão 1.4);

  • Bitnami-djangostack;

  • Easy-pydev.


 



Instalação e Configuração Primária do Eclipse.


 


Como dito acima, este computador já havia O Eclipse e o Java instalados, por isso não falarei a respeito dos dois, mas fico devendo. O Eclipse pode ser baixado no site http://www.eclipse.org e o Java em http://java.sun.com/.


 



Instalando o Bitnami-djangostack.


 


Para a instalação do Pydev é necessário que tenha o Python instalado na máquina, por isso irei instalar primeiro o Bitnami-Djangostack.


Com este aplicativo, além do Python, será instalado o Framework Django, meu servidor web, Apache, meu Banco de Dados, Mysql.


O Bitnami-Djangostack criará seu primeiro projeto utilizando o Framework Django.



Iniciando o Processo


 


Siga o processo conforme as Figuras, e tenha atenção aos comentários em vermelho.


 


imagem11


 


imagem22


 


imagem31


 


Preste atenção no numero desta porta, pois será utilizada para acessar seu Banco de Dados.


 


imagem41


Se necessário, insira a senha “root” de seu Banco.


 


 






imagem51

 


Nesta parte você terá que atribuir um nome ao seu banco e criar um usuário.


DB Name: nome do Banco de Dados


DB User Name: nome do usuário do Banco de Dados.


DB User Password: senha do usuário do Banco de Dados.


Re-enter: confirmação da senha do usuário do Banco de Dados.





 


imagem61





 


Nesta parte você decidirá se ira querer que ele crie um novo projeto ou não.


Neste caso, nossa resposta será positiva.





 


imagem71


 


Escolha o nome do Projeto e do Banco que você quer instalar. Em caso somente de testes ou a nível de estudos, sugiro que seja escolhido o Banco SQLite.


 


imagem81


 


Depois das devidas configurações, está tudo pronto para ser instalado.


 


imagem91


 


Após esse processo se abrirá seu navegador.


 





imagem12


 


Clique em "Access Your Project"


 


imagem23


 


Agora os passos a gente vê amanhaaaa


Nossaa, isso esta ficando bom demais




Instalando o EasyPydev.


 


Com este plugin do Eclipse, você instala o Pydev.


 


Conforme a instalação anterior, siga o processo conforme as figuras.


 


imagem13


 


imagem24


 


imagem32


 



Configurações Finais do Eclipse


Acesse o Menu Window >> Preferences...imagem14


Selecione Pydev >> Interpreter - Python e clique em New no espaço de Python interpreters



imagem26

Selecione a localização do seu interpretador Python


imagem33


imagem43





imagem52

Clique em Apply e depois em OK para confirmar.


 


Para verificar se suas configurações estão corretas acesse File >> New >> Project >> Pydev >> PydevProject



imagem62




Agora é só partir para a execução do projeto, o legal é que, dependendo da versão do plugin Pydev, você também pode escolher em qual versão do Python o seu projeto está.


 





 


 


 


 


 


 


 


 





 





 


 












 
  

 

2 comentários:

  1. Sou analista de sistema, e estou aprendendo essa linguagem
    Muito obrigado por esse primeiro passo.

    :D

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado André, fico feliz em ter ajudado alguém. Estou meio sem tempo para atualizar meu blog, mas tenho alguns posts faltando revisar. Sempre que precisar de ajuda estou à disposição viu. E se por caso você quiser contribuir com o Devaneio Profundo com artigos seja de informática, ciência ou qualquer assunto interessante, sinta-se a vontade para colaborar.

    Um Abraço

    ResponderExcluir