Logo depois de aparecer o mundo, subiu por este rio, da foz, uma porção de gente. Como por toda beirada já havia gente, os Pakaraos começaram guerreando contra essa gente para tomar a terra. Eles imediatamente, contam, mandaram Guerreiros tomar uma cidade da Cachoeira do Jacaré. Como havia gente nessa cidade, ela fez os Pakaraos correrem rio abaixo.
Durante uma lua, ninguém soube onde estavam os Pakaraos.
Contam que os Pakaraos, depois de correrem dessa cidade juntaram-se e o Pajé deles disse-lhes então:
- Para tomarmos este rio é bom tomarmos ainda as mulheres deles. Eu vou assoprar um pedaço de iraity cheiroso para com ele fazer fumaça para a cidade deles. Por via desta fumaça vocês hão de ver o coração das mulheres voltar-se para nós, elas nos hão de procurar imediatamente! Hoje mesmo vou fazer nossa pussanga para nós irmos para essa cidade já amanhã.
Contam que na outra manhã, os Pakaraos combinaram o modo de assinalar o caminho.
Em meio da noite eles foram para a Ilha da Cachoeira do Jacaré, e ali começaram a fazer fumaça para essa cidade.
A gente da cidade sentira logo a fumaça, aborrecida, mandaram as imediatamente suas mulheres para o Lugar da Onça. Como só tinham ficado homens ali, no outro dia eles se preparam para tomar a Ilha da Jararaca. Antes do dia se enfaceirar, atravessaram para a Ilha, quando ali chegaram as flechas caíram em cima deles como chuva e ali morreram muitos.
Como eles viram que essa gente poderiam fazer fumaça para ninguém enxergar, subiram o rio e foram esperá-los na Ilha do Fogo. Os Pakaraos pintaram logo nas pedras seu sinal para que sua gente pudesse ver, depois subiram o rio e foram para a Ilha do Fogo atrás daquela gente.
Os restos da gente dos Pakaraos chegaram à Ilha da Jararaca, viram logo o sinal de seus companheiros, disseram:
- Vigiem como somos valentes! Aqui estão sinais de nossa gente, eles estão mostrando que devemos subir em seu seguimento cinco enseadas! Tudo é bonito, nós somos valentes!
No outro dia, contam, os Pakaraos subiram o rio e fizeram logo fumaça para a Ilha do Fogo. Essa gente que estava lá partiu imediatamente para a Enseada da Onça, os Pakaraos seguiram atrás, deixando sinais na ilha.
Assim contam, essas gentes foram subindo o rio, para onde se sumiram.
Significados
Iraity: Cera de abelha
Pussunga: Remedio caseiro, feito principalmente na regiao amazônica
Nenhum comentário:
Postar um comentário